quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estréia de dicas de blogs

Semana passada, a internet alcançou a marca de 1.000.000.000 (1 trilhão) de páginas, segundo o Google. Em 1998, quando o Google "nasceu", a base de dados da empresa era de 26 milhões de páginas. É um número impressionante, claro, mas bem compreensível. Cada vez mais serviços aparecem pela web oferecendo hospedagem gratuita. Com isso, são milhares (ou milhões) de pessoas que criam novas páginas a todo instante, entre elas são diversos blogs, assim como esse.

Entre tantos blogs e tanta informação, aliada com a facilidade de qualquer pessoa criar páginas e publicar informações como bem quiserem, é complicado saber em que confiar. Com isso em mente, pretendo colocar aqui alguns blogs (e sites) que acho que valem a pena serem visitados.

Para começar, deixo aqui a recomendação do blog do meu amigo Leo, Repensando Bem, que possui muitos textos reflexivos com um estilo interessante de brincar com as palavras. Quem tiver tempo, leia os textos do início do blog também. Começou com alguns poemas e versos, e depois partiu para um conto que se transformou em história, algo com uma pequena novela, que acabava por deixar os leitores ansiosos pelos posts que estavam por vir.

Bem, com isso encerro esse post com essa primeira dica de blog. Espero que gostem! Deixem seus comentários abaixo sobre o blog do Leo e também sobre outro blogs que gostariam de ver publicados em futuros posts. Até!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Sobre o blog

Sinto que não comecei o blog com o pé direito (tudo bem que sou canhoto, mas isso não vem ao caso agora). Primeiramente pelo nome, que "nem ferrando" era a minha primeira escolha. Não que eu tivesse alguma lista de escolhas ou algo assim, mas convenhamos que esse nome não diz nada sobre um blog que nem tem um assunto principal.

Com isso já são 2 erros: nome estranho e sem assunto principal. Mas de qualquer forma, esse blog é um blog de teste, pra aprender como funciona, testar estilos de escrita, futuramente testar algum software como o Wordpress... Então, para aqueles que entram aqui de vez em quando, fiquem sempre à vontade de fazerem os comentários que quiserem. Até porque o blog é escrito para que outras pessoas leiam, senão não havia interesse em publicar essas coisas, certo?

Apesar de ter anunciado esse blog como um blog de assuntos diversos, li algumas dicas pela internet para criar um blog melhor. Sempre, em qualquer ocasião, utilizo o Google para minhas pesquisas. Em um dos diversos sites, uma das dicas era estabelecer um assunto, e também um tema. Com isso você tende a ter um público fiel, que provavelmente irá voltar a visitar seu blog para ver posts sobre o assunto que você escolheu. Se você já acompanha algum blog, é bem provável que eles tenham algum "nicho".

Enquanto não me defino em relação a somente um assunto, vou testando diversos assuntos e vendo qual tenho mais facilidade de escrever. Valeu!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!

…e também a pen drives, card drives, camisetas geeks, livros e mais! O BR-Linux e o Efetividade lançaram uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation e outros mantenedores de projetos que usamos no dia-a-dia on-line. Se você puder doar diretamente, ou contribuir de outra forma, são sempre melhores opções. Mas se não puder, veja as regras da promoção e participe - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux e do Efetividade, e você ainda concorre a diversos brindes!

A Wikipedia é um projeto que tem me ajudado bastante nos últimos anos, seja para informações para trabalhos universitários ou pequenas pesquisas pessoais.

Fiquei sabendo dessa promoção lendo num blog de um amigo, que achou num blog de outra pessoa e por aí vai. Participe você também!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Falta de educação!

Como tenho raiva de quem joga lixo pela janela do carro! Aliás, carro, ônibus, caminhão, qualquer coisa! É uma falta de educação tremenda! Falta de educação comigo, com o cara sentado do lado, com os pedestres, com a própria pessoa, com todo mundo! Poxa, é um papelzinho de bala, não dá pra colocar no bolso e jogar fora mais tarde?? E praticamente todo carro tem cinzeiro, então pra quê jogar a bituca na rua?

Mas já vi outros absurdos também... Sabe aquela grade de proteção em volta de pequenas árvores? Já vi um cara na porta de um micro-ônibus aberta, em movimento, jogando um coco! Outra: no farol vermelho, um taxista abre a porta do carro e colocar pra fora uma lata de Coca-Cola! E coloca com todo cuidado! Claro, porque um absurdo seria se ele não colocasse em pé?

Depois chegam as chuvas e ninguém sabe porque a cidade pára! É alagamento pra tudo quanto é lado! Mas não é nem esse o grande problema, é simplesmente a falta de educação e de respeito dessas pessoas!

Toda vez me dá vontade de dar buzinada, descer do carro e tirar satisfação, até pegar o lixo eu mesmo. Mas não fiz nada disso. Ainda. Quem sabe um dia...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Wall-E

Esse filme é muito bom! Não sabia a história quando fui ver, e me impressionei com o filme. Não sei se existe muita diferença em assistir o filme dublado ou legendado, já que não as falas são muito poucas.

Wall-E é o último e solitário (não tão solitário - tem companhia de algumas baratas) robô que ficou na Terra para limpar a sujeira deixada pelos humanos, enquanto estes viviam em um cruzeiro espacial esperando a limpeza ficar pronta. O projeto inicial era que ficassem 5 anos fora do planeta, mas 700 anos se passaram e o retorno não acontece.

O pequeno robô têm a rotina de ir compactando toda a tralha que encontra no caminho, mas também tem curiosidade sobre diversos itens e guarda algumas lembranças para si próprio. Alguns itens são um cubo mágico, uma lâmpada e uma fita VHS que de alguma maneira toca num iPod.

Chega um dia que chega EVA, um robô que está à procura de vida na Terra. Acredito que isso tenha se passado nos trailers, e prefiro não falar mais, é melhor assistir ao filme.

O conjunto de humor, romance e conscientização ecológica fazem de Wall-E um filme extraordinário!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Canal Fox (Raposa?) - 1 ano de dublagem

Faz um ano hoje em que a Fox começou a passar suas séries com dublagem em português. Essa decisão entristeceu diversos assinantes de TV a cabo, que ficaram surpresos com essa mudança sem aviso prévio.

Li que algumas operadoras hoje oferecem a opção de trocar o áudio e colocar as legendas, mas que isso também está fora dos padrões desejáveis/aceitáveis (falta de sincronia e traduções mal feitas).

Obrigado Fox, pelo desrespeito com o telespectador!

Lista de blogs participantes da campanha